quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Consultoria em nossa Empresa


Todos sabem que as principais funções ou competências de um consultor, é detectar, diagnosticar falhas ou problemas dentro de determinada empresa e buscar o melhor meio de solucionar tal controvérsia. Por outro lado, o papel do gestor de determinada entidade, é buscar sempre o aperfeiçoamento de determinadas técnicas, estando sempre atualizado continuamente para que seus aparatos empresariais não fiquem defasados, e assim percam concorrência e competitividade com o macro ambiente.
Em nossa empresa Transportes e Mudanças Mude Já, contratamos uma empresa de consultoria para nos auxiliar a resolver determinado problema ocorrido com as cargas de alguns clientes que foram extraviadas, pois os consultores não lidam somente com o diagnóstico do problema, mais com sua concreta resolução.
Ocorre que alguns clientes nos contrataram para transportar determinados produtos e os mesmos não chegaram ao destino, pois foram extraviados,  como conseqüência disso, fomos acionados judicialmente pelos usuários de tal serviço.
O art. 14, CDC, explana que a fornecedora ou prestadora de serviços, responde independentemente de culpa, por danos causados aos consumidores, pelos defeitos relacionados com a prestação do serviço, motivo pelo qual fomos acionados.
Diante de tal situação, resolvemos contratar uma empresa de consultoria jurídica para nos orientar acerca do fato ocorrido. O consultor nos orientou a propor um acordo com os clientes, pois com certeza perderíamos a lide proposta, e disse que grande parte da doutrina e jurisprudência entendia no sentido da obrigação de reparar o dano causado aos consumidores. Além disso, ainda nos orientou que se este fato ficasse evidente nos meios de comunicação e da concorrência perderíamos credibilidade de atuais e futuros consumidores.





10 comentários:

  1. Um consultor em uma empresa seria para solucionar problemas e falhas,sendo detectados através de relatorios, informações e analises. Deve estar sempre atento as mudanças e atualizações e com isso trazer novas técnicas, treinamentos, planejamentos para que possa ser implementado na empresa para o melhor desenvolvimento e reduzição das falhas.

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  2. O consultor busca um meio de resolver uma dificuldade ou um problema dentro da empresa.Por sua habilidade, postura e posição tem o poder de orientar equipes para um bom desempenho na empresa. Tem que ser visinário, para auxiliar nas tomadas decisões. Pois eles tem feito um trabalho muito importante, isso faz com apontem soluções que tragam retornos para empresa.

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  3. Um consultor é basicamente um generalista em várias áreas de uma empresa. Ele precisa detectar, primeiramente, os problemas que a empresa vem apresentando. Ele fará um diagnóstico. Para isto, ele terá que utilizar ferramentas de captação de informações junto aos funcionários da empresa como questionários e usar métodos de entrevistas que podem ser qualitativas ou quantitativas.

    O papel do consultor é resolver problemas após a constatação de que a empresa não está indo bem em seu campo de atuação. Ele vai apontar para a direção da empresa quais sãos problemas e porquê estão acontecendo. Ele poderá também apresentar um plano para que tais problemas sejam resolvidos. A implementação do plano para sanar os problemas é feito em parceria com os vários setores da empresa.

    Geralmente um consultor é chamado quando a empresa é muito grande e não possui um setor responsável pela qualidade institucional e corporativa da empresa responsável por avaliar o nível de satisfação de seus funcionários e de eficiência de outros setores da empresa.

    O consultor pode ser chamado também para simplesmente melhorar uma empresa. Ele pode sugerir a criação de novos departamentos ou a extinção de outros. Tudo depende de sua avaliação e percepção do negócio.

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    1. Maria das Graças F. de Paula14 de março de 2012 às 09:30

      Concordo com você Valéria, mas o Consultor também é aquele que resolve conflitos dentro de uma organização, como resolver problemas entre o prestador de serviços e o seu cliente, para que se possa chegar a um acordo que seja bom para ambos.

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    2. Concordo com você também Graça é importante frisar que o consultor também resolve os conflitos dentro da organização e com seus prestadores de serviços, até porque na maior parte das empresas o consultor é chamado quando algo está dando errado, ou até mesmo para enxergar saídas que os administradores não estão visualizando dentro da empresa.

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  4. Isabel C. Paula Silva20 de março de 2012 às 09:35

    A consultoria, serve para orientação, alertas nas tomadas de decisões, ajuda nos planejamentos e soluções dos problemas futuros...

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  5. O serviço de consultoria aponta e orienta a organização nos pontos fracos, sua função de encontrar o erro, sua causa e auxílio ao tomador de decisão implementar novos processos, faz dessa função algo essencial dentro da organização.

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  6. A consultoria vem nas empresas para saber se tem algum problema e ajundar resolve- los e também toma decisão para melhorar o setor que o consultor passa.

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  7. Um consultor seria um médico que é chamado para socorrer enfermidades da empresa, diagnosticando falhas e dando a receita de melhorias.A empresa só tem a ganhar com éssa consuta.

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  8. Jean Cristian Monteiro Soler13 de abril de 2012 às 16:17

    Consultor em uma empresa, costuma verificar os setores para saber qual é deficiência em que cada setor tem e, procura uma melhor ação de trabalho para o setor em questão e comece a andar em sintonia com a empresa, em uma crecente.

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