quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"Apagão Profissional"




O Brasil tem enfrentado diversas mudanças dentre as quais no âmbito empresarial, uma vez que a cada ano empresas estrangeiras estão migrando apara nosso país, o que torna cada vez mais novas oportunidades de emprego, o que é difícil de entender já que segundo levantamentos há 8 milhões de desempregados no país.
O principal fator apara altos índices de desemprego,está entrelaçado a falta de mão de obra qualificada, ou seja pessoas das quais estejam preparadas para ocupar cargos cargos dentro das organizações, aptos a determinado cargo do qual estão disputando sabendo lidar com novas tecnologias e além de tudo uma visão estratégica, pois as empresas procuram por pessoas que tenham além de uma graduação mas que sejam qualificadas e além de tudo seja um diferencial no mercado de trabalho.
Entretanto, o descompasso entre as novas evoluções e a educação,ocasionam profissionais cada vez menos qualificações, acarretando vagas disponíves que acabam não sendo preenchidas. 

12 comentários:

  1. O Apagão Profissional abrangem varias áreas pois ele está vinculado a falta de oportunidade de educação que alguns pessoas não tendo acesso a qualificações sofrem por não poder estar habituado para determinado cargo que almejam,é necessário que os órgãos governamentais invistam em educação e principalmente em cursos profissionalizantes para nossos jovens ...

    ResponderExcluir
  2. Podemos observar que no mundo em que estamos vivendo hoje, existem vagas para empregos, mas não pessoas qualificadas para que possa preenche-las, as pessoas não conseguem as oportunidades por falta do grau de escolaridade exigido. Não adianta ter somente a experiência, mas sim a qualificação necessária através de estudos.
    A nossa educação anda muito precaria, pois nem todos que tem a vontade de estudar , tem a oportunidade...

    ResponderExcluir
  3. Mas muitos não tem coragem, ou seja, interesse em se qualificar, as empresas dão oportunidades e a pessoa não tem vontade de enfrentar as dificuldades para crescer profissionalmente.

    ResponderExcluir
  4. Hoje é uma realidade no mercado ter vagas de trabalho em maior parte dos setores e não ter a mão de obra qualificada, especializada, ou seja, falta estudo, conhecimento e até mesmo o interesse do ser ir buscar por estudos e especializações. Vemos também casos que muitas vezes um ser formado em uma determinada área na faculdade se ingressa no mercado de trabalho e acha que porque já terminou sua faculdade agora é só exercer e ficar abitolado aquilo que aprendeu a 5 anos atrás, mais esquece que nada é certo tudo é relativo e estamos em constantes mudanças no interior e exterior das organizações. A Cada ano existem novos cursos nas instituições de ensino a cada ano novas áreas abertas, tudo isso para abranger as expectativas das empresas em atender melhor o seu publico consumidor. A meu ver para resumir o ser humano tem que buscar estar sempre se atualizando e principalmente investindo em si mesmo, em cursos de capacitações entre outros, como já ouvíamos desde sempre sabedoria não ocupa espaço.

    ResponderExcluir
  5. Exemplo o trabalhador chão de fabrica, que tem horários alternados e não conchegue fazer nenhum curso por essa rotatividade de turnos.Algumas empresas querem o profissional pronto mas elas não entende que de algum ponto eles tem que começar.As empresas exigem experiência em muitas funções que da pra aprender tendo um bom suporte.Eu acho que ou é a empresas não tem competência pra ensinar ou elas acha que é o candidato que não tem.

    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exemplo do trabalhador de chão de fábrica, que tem horários alternados e não consegue fazer nenhum curso. Algumas empresas querem o profissional pronto, mas ela não entende de que de algum ponto eles tem que começar. As empresas exigem experiência mas em muitas funções se pode aprender tendo um bom suporte.Eu acho que ou é a empresa não tem competência pra ensinar ou elas acha que é o candidato que não tem.


      Cristina
      ( corrigindo erros)

      Excluir
  6. Maria das Graças F. de Paula14 de março de 2012 às 09:18

    O Apagão Profissional pela minha ótica, simplesmente pessoas sem qualificação profissional e educação, o que é exigido pela maioria das empresas de grande porte. Pessoas sem nenhuma estrutura de conhecimento e sem condições financeiras de estar se qualificando para determinadas vagas, talvez tenha o conhecimento mas não tem o grau de estudo que é exigido como um curso superior, pois já perdi vaga de emprego devido não ter uma formação acadêmica.

    ResponderExcluir
  7. Isabel C. Paula Silva20 de março de 2012 às 09:24

    Em minha opinião o apagão profissional, consiste me vários aspectos: de um lado o profissional com falta de experiência, muitas vezes falta de vontade (interesse) e formação profissional. Do outro lado a Organização: Muita exigência, pouco investimento no profissional e poucas oportunidades...

    ResponderExcluir
  8. Joice Nogueira Néris30 de março de 2012 às 17:01

    O tema abordado abrange vários aspectos, e cada indivíduo possui diferentes pontos de vista, o meu parecer nesse assunto é que realmente existem muitas oportunidades de emprego e com elas muitas exigencias de qualificações e experiências, para os que possuem é uma grande oportunidade e para os que não possuem um estímulo pela busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. No mercado de trabalho existem muitas oportunidade de emprego, mas nãoexistem pessoas que queiram se qualificar.

    ResponderExcluir
  10. Jean Cristian Monteiro Soler13 de abril de 2012 às 16:09

    De uns anos para cá o Brasil vem invistindo em cursos profissionalizantes, para desenvolver mais profissionais qualificados, mas,ainda não é o bastante para o mercado, em uma breve comparação entre os países desenvolvidos, o Brasil investe pouco em educação e curso profissionalizantes, fazendo com que haja muitas pessoas desempregadas e, com poucas com qualificação para atuar em um determinado cargo, fazendo com que, empresas fiquem sem profissionais para seus cargo.

    ResponderExcluir
  11. O Apagão Profissional é uma realidade em nosso país, segundo pesquisas não há falta de emprego, mas sim, de mão-de-obra qualificada para ocupação das vagas em aberto.
    Entretanto, nos ultimos anos, o número de universitários em crescido consideravalmente, o que representa uma reação dos porfissionais Brasileiros.
    O Governo também têm contribuido com esta situação criando incentivos aos jovens estudantes, com financiamento estudantil, e até bolsas por meio de vestibulares.

    ResponderExcluir