quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudo de Caso


1- O caso Xerox do Brasil se enquadra no tipo de Benchmarking interno, pois suas pesquisas foram fundamentadas somente no estudo dos processos internos da empresa, analisaram os pontos fracos e fortes e raramente buscaram conhecimento externo quanto á posição dos competidores para definição de suas estratégias, o que caracteriza esse caso como um Benchmarking interno.

2 – Benchmarking interno:

Vantagens - Facilidade e confiabilidade para coletar informações, menores custos, contato direto e freqüente com o processo, resultados rápidos, envolvimento das pessoas no processo de mudança.

Desvantagens – Falta de informação a respeito do ambiente externo, perda de oportunidade de comparação e estudo entre os melhores concorrentes, possíveis parcerias e implementações de processos que estejam dando certo. Ás vezes somente o estudo interno pode não ser o suficiente para visualização das causas dos problemas ou de possíveis melhorias, o que não descarta a possibilidade de implementar também o Benchmarking externo.

3 comentários:

  1. Isabel C. Paula Silva21 de março de 2012 às 19:30

    Neste caso, a comparação entre empresas e produtos, não será possível, não tendo assim, um aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, colocando em risco a competitividade no mundo globalizado.

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  2. Nas atuais condições do mercado, não podemos nos dar ao luxo de ignorar a concorrencia, exceto nas hipóteses das empresas que possuem o monopólio, ou seja, o domínio sobre o mercado numa determinada região.
    No Marketing existe uma ferramenta mercadológica muito conhecida chamada Analise SWOT, no Brasil é popularmente chamada de Analise FOFA, consiste na análise dos pontos FORTES, nas OPORTUNIDADES, nas FRAQUEZAS e nas AMEAÇAS.
    Essa ferramenta possibilita a organização fazer uma análise critica de todos os pontos que podem influenciar diretamente sua organização.
    No caso do Post, a empresa XEROS DO BRASIL esta correndo um sério risco, pois esta tomando atitudes com base em acontecimentos dentro da empresa, ou seja, não esta levando em consideração o mercado, que claramente é o seu objetivo maior.

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