1- O caso Xerox
do Brasil se enquadra no tipo de Benchmarking interno, pois suas pesquisas
foram fundamentadas somente no estudo dos processos internos da empresa, analisaram
os pontos fracos e fortes e raramente buscaram conhecimento externo quanto á
posição dos competidores para definição de suas estratégias, o que caracteriza
esse caso como um Benchmarking interno.
2
– Benchmarking interno:
Vantagens
- Facilidade e confiabilidade para coletar informações, menores custos, contato
direto e freqüente com o processo, resultados rápidos, envolvimento das pessoas
no processo de mudança.
Desvantagens
– Falta de informação a respeito do ambiente externo, perda de oportunidade de
comparação e estudo entre os melhores concorrentes, possíveis parcerias e
implementações de processos que estejam dando certo. Ás vezes somente o estudo
interno pode não ser o suficiente para visualização das causas dos problemas ou
de possíveis melhorias, o que não descarta a possibilidade de implementar
também o Benchmarking externo.
Neste caso, a comparação entre empresas e produtos, não será possível, não tendo assim, um aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, colocando em risco a competitividade no mundo globalizado.
ResponderExcluir......
ResponderExcluirNas atuais condições do mercado, não podemos nos dar ao luxo de ignorar a concorrencia, exceto nas hipóteses das empresas que possuem o monopólio, ou seja, o domínio sobre o mercado numa determinada região.
ResponderExcluirNo Marketing existe uma ferramenta mercadológica muito conhecida chamada Analise SWOT, no Brasil é popularmente chamada de Analise FOFA, consiste na análise dos pontos FORTES, nas OPORTUNIDADES, nas FRAQUEZAS e nas AMEAÇAS.
Essa ferramenta possibilita a organização fazer uma análise critica de todos os pontos que podem influenciar diretamente sua organização.
No caso do Post, a empresa XEROS DO BRASIL esta correndo um sério risco, pois esta tomando atitudes com base em acontecimentos dentro da empresa, ou seja, não esta levando em consideração o mercado, que claramente é o seu objetivo maior.