quarta-feira, 21 de março de 2012

Benchmarking

1 ° Empresa
 Daniel Express
Endereço: Humberto De Campos, 870 salão 2
Bairro: Jardim Zulmira
Cidade: Sorocaba/ S.P
telefone: (15) 32131439
A empresa oferece serviços de transportes com qualidade, garantindo a integridade no manuseio e distribuição de cargas tendo em foco a satisfação do cliente.Entregas e retiradas rápidas. Atendem empresas e particulares com veículos  e motoboy 24 horas por dia, viagens em veículos ou com motoboy em todo estado de São Paulo.

2° Empresa
Casa Nova 
Endereço:Rua Judith Barbosa, 48
Bairros : Jd. Aeroporto
Cidade: Sorocaba/S.P
Telefone (15) 32348273

A empresa Casa Nova, conta com uma área exclusiva de atendimento aos clientes, facilitando assim o contato do cliente com e a equipe de atendimento. Dispõem de uma equipe qualificada e responsáveis altamente treinados, uniformizados e capacitados a realizar as mais diversas mudanças com qualidade, agilidade e segurança. Dispondo de uma frota capaz de atender com eficácia as necessidades de seus clientes. 


TRANSPORTES E MUDANÇAS MUDE JÁ!

Cidade: Sorocaba/SP
Telefone: (15) 3245-6599


Transporte e mudanças mudem já, oferece uma frota mais moderna de veículos, mas não tem muito poder de escolhas para seus clientes, tendo em vista que a mesma só trabalha com caminhões e caminhonetes garantimos um trabalho com rapidez, agilidade e segurança. 
Pensando no conforto e tranquilidade a Transportadora Mude Já, esta com uma nova filial, com tecnologias avançadas que estará a disposição de todos os seus clientes. Com sua frota de veículos rastreadas 24hrs por dia, fazendo o melhor monitoramento para não causar nenhum transtorno ou atrasado na hora da entrega, sempre respeitando o que esta no contrato.
Categoria 1 Veículos.
Categoria 2 Funcionários qualificado.
Categoria 3 Segurança ao cliente e a encomenda.



Diagnósticos:
Categoria 1
Empresa Azul: tem mais opções  de veículos aos seus clientes.
Empresa Vermelha :dispõem de uma frota de caminhões não tão modernos.
Empresa Verde :contem com uma frota de veículos modernos porém, com poucas opções de escolha.
Categoria 2:
Empresa Azul: com um grupo de funcionários qualificados, mas, sem uniformes, que possam identificar a empresa em que o mesmo trabalha.
Empresa Vermelha :dispõem de um quadro de funcionários qualificados e, devidamente uniformizados capacitados a realizar as mais diversas mudanças com qualidade.
Empresa Verde:com um grupo de funcionários qualificados, mas, sem uniformes, dos quais possam identificar a empresa em que o mesmo trabalha.
Categoria 3
Empresa Azul :dispõem de um serviço de atendimento de 24h por dia, mas não específica se os fretes estão com algum tipo de seguro, caso  aja imprevisto.
Empresa Vermelha:não específica se os fretes estão com algum tipo de seguro, caso aja imprevisto.
Empresa Verde: possui em sua frota de veículos rastreados 24hrs por dia, fazendo o melhor monitoramento para  que não ocasione  nenhum transtorno ou atraso na hora da entrega.

Estudo de Caso


1- O caso Xerox do Brasil se enquadra no tipo de Benchmarking interno, pois suas pesquisas foram fundamentadas somente no estudo dos processos internos da empresa, analisaram os pontos fracos e fortes e raramente buscaram conhecimento externo quanto á posição dos competidores para definição de suas estratégias, o que caracteriza esse caso como um Benchmarking interno.

2 – Benchmarking interno:

Vantagens - Facilidade e confiabilidade para coletar informações, menores custos, contato direto e freqüente com o processo, resultados rápidos, envolvimento das pessoas no processo de mudança.

Desvantagens – Falta de informação a respeito do ambiente externo, perda de oportunidade de comparação e estudo entre os melhores concorrentes, possíveis parcerias e implementações de processos que estejam dando certo. Ás vezes somente o estudo interno pode não ser o suficiente para visualização das causas dos problemas ou de possíveis melhorias, o que não descarta a possibilidade de implementar também o Benchmarking externo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Terceirização e Quarteirização

A Terceirização é usada por várias corporações Brasileiras, através da terceirização é firmado uma parceira entre empresas, já que a terceirização se caracteriza no ato de transferencia de produção para serem executadas por terceiros.Caracterizando-se por uma gestão da qual algumas de suas atividades passam a ser executadas por terceiros, o que torna a empresa atuante apenas na área da qual realmente atua constituindo-se na transferência de atividades e funções a terceiros especializados, 
Quarteirização está relacionada com a contratação de uma empresa de serviços para gerenciar outras empresas,ela é utilizada para a administração de custos e não apenas do valor monetário da terceirização mas também para melhorar e qualificar o desempenho da contratação  estabelecendo de forma segura um processo de controle e qualificação contínua na relação com os colaboradores.
Concluimos, que a diferença entre Terceirização e Quarteirização é que o ato de terceirizar a empresa obtem a redução de custos e a qualificação de serviços prestados . Já a Quarteirização as empresas contratam para administrar os custos e supervisionar as terceirizadas.

 Em nossa empresa terceirizamos o Refeitório, a Limpeza e a Segurança para fazermos essas atividades da melhor forma possível.
Na contratação da empresa que prestará serviço no refeitório estará responsável  por todos os passos tanto nas pesquisas por matérias- primas, como na compra e elaboração de cardápios e no preparo das refeições das quais serão servidas, estando responsáveis também pelas instalações e equipamentos necessários para que tudo esteja dentro das normas da Vigilância Sanitária, estando nossa empresa isenta de preocupações com o refeitório estando apenas atento apenas com contratos.
Outro setor do qual foi terceirizado é o da limpeza, esta empresa estará responsável por limpar toda nossa empresa, utilizando todos os materiais de limpeza.equipamentos suficientes para efetuarem todos os serviços contratados.
E por fim, uma empresa para fazer a segurança de nossas instalações com monitoramento durante 24 horas, fazendo também a segurança do transporte de nossas mercadorias dos quais os clientes nos contrataram,portanto através da terceirização de alguns serviços e/m nossa empresa passamos a focar apenas nos serviços do qual atuamos.





terça-feira, 6 de março de 2012

Kanban, Kaizem e Just in Time



KANBAN é uma palavra Japonesa que significa registro ou placa visível.  O Sistema Kanban foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques com a função primordial de viabilizar a produção em Just in Time. Em administração de produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transporte em uma indústria. Por exemplo, coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade, quando se esgotarem todas as peças o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Ou seja, o Kanban permite agilizar a entrega e a produção de novas peças.

KAIZEN que também é uma palavra Japonesa significa mudança para melhor,  mais uma vez nos deparamos com  mudanças que devem ser feitas dentro de uma organização. Como já vimos até mesmo em sala de Aula Kaizen pode ser usado até mesmo em sua vida pessoal, pois ele é um processo diário que pode ser implantado na sua vida pessoal, familiar, social e no trabalho. Seu propósito vai além de aumentar a produtividade, quando corretamente executado, é um processo que humaniza o ambiente de trabalho, e todos nós sabemos em ambiente organizado limpo, se produz  mais. Este processo também ensina as pessoas como realizar experimentos usando o método cientifico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios. No Geral é usado para criar uma relação humanizada com os colaboradores e com o aumento da produção. Para Kaizen sempre podemos apresentar melhorias, diariamente procurando sempre fazer melhor do que ontem.
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que Hoje’’

JUST IN TIME pode ser usado, aplicado em qualquer organização, ele visa reduzir estoques e os custos decorrentes. É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora. Com o sistema Just in Time o produto ou matéria prima de uma organização chega ao local de utilização somente no momento exato quem que for necessário, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O mais importante para sabermos é que O Just in Time está ligado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricar mais. Nesse sistema usamos o Kanban para melhor funcionar o Just in Time, pois como vimos acima se todos os produtos ou peças forem marcadas com o cartão de sinalização de entrega ou até mesmo de qualidade e numero de produção podemos ter um melhor controle de quantidades em estoque, pois no Just in Time trabalha-se com o mínimo e suficiente estoques de matérias- primas para poucas horas de produção. Para que isso aconteça os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados.
Devemos informar que todos os processos acima são utilizados no sistema de produção TOYOTA